Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

“As três fases do recalque” - Oswaldo Luis Freitas Maia


Mariana Rodrigues Ferreira - 2009 (Resumo de texto)


O recalque seria um dos destinos da pulsão, juntamente com outras possibilidades, como por exemplo a sublimação ou a paranóia.
A partir do recalque nos permitimos pensar na existência do inconsciente e conseqüentemente na sexualidade infantil recalcada.
Freud decompõe o recalque em três fases, a saber:

Fixação: Momento Inicial do recalque, onde este é fixado. Diz respeito sempre à sexualidade infantil.

Recalque propriamente dito: Movimento de expulsão pela consciência, das tendências indesejáveis. Estas são direcionadas então ao inconsciente.

Retorno do recalcado: É representado pelo fracasso do recalque, que pode ocorrer através de atos falhos, chistes, lapsos...

            Quanto aos destinos da libido, encontra-se uma aproximação entre as características da sublimação e da paranóia, no que se refere a um alvo não sexual. Enquanto a paranóia trata-se da perda de interesse libidinal, a sublimação é entendida como a possibilidade da libido circular, permitindo assim uma satisfação pulsional parcial, em alvos não propriamente sexuais.
            A pulsão sexual seria aquela com grande capacidade de ser desviada dos objetos sexuais na direção da sublimação. Esse desvio dos alvos sexuais estaria, entretanto, relacionado às restrições e recalques da pulsão sexual.
            Há uma diferença, porém, entre o recalque e a sublimação. Enquanto o primeiro se apresenta na forma de esquecimento, o segundo trata-se de uma elaboração a partir de possibilidades para além dos objetos sexuais. Pode-se considerar, todavia, que toda sublimação aponta para uma fuga da frustração, e que a tentativa exagerada de sublimação da libido, pode gerar determinadas enfermidades. Posto que a sublimação faz parte da organização do sujeito, e que está inibida nos neuróticos, a análise seguiria o sentido de possibilitar ao indivíduo a atingir o seu grau possível de sublimação até então inibida pelo sofrimento neurótico.
            Ao longo do texto, o conceito de sublimação vem sempre associado ao conceito de pulsão sexual, desejo ou libido, sendo abordados como suscetíveis de sublimação. Existem, entretanto, diferenças conceituais entre os termos abordados, o que levaria mais a frente a um estudo mais específico, posto que em alguns momentos aparecem com um certo grau de equivalência. 

3 comentários: