Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Filme: "Kinsey: Vamos falar de sexo"


Mariana Rodrigues Ferreira


A história do filme se passa durante o final do século XIX e início do século XX, período em que a moral sexual apresenta-se muito rígida. Comportamentos sexuais hoje tidos como normais, naquela época eram tratados como fonte de pecado. Existia um grande tabu a respeito do sexo e muitas vezes esse tabu ainda se mostra presente nas sociedades atuais. 


O início do filme mostra o personagem principal relatando a própria história a respeito de sua relação com os pais, sua carreira profissional e sua vida sexual. Kinsey fora um jovem criado sob muita repressão, sendo educado para controlar os seus impulsos sexuais, até que, em determinado momento, decide fazer uma faculdade diferente da que seu pai planejava que fizesse e vai morar sozinho. Nesse momento, nosso personagem inicia a sua careira de biólogo e é aí que o filme realmente começa. 
Formando-se biólogo, Kinsey faz seu doutorado e começa a dar aulas em uma Universidade. Começa a interessar-se pelo comportamento das vespas, passando a dedicar-se, inicialmente, a esse estudo. 

Em uma de suas aulas sobre o comportamento das vespas conhece Mac, aluna e mulher com quem irá se casar. Assim que casa-se com Mac e acontece a primeira tentativa de relação sexual do casal, que acaba sendo interrompida. 

Passa-se um tempo e o casal continua sem conseguir manter relações sexuais. Sem saber mais o que fazer para resolver a situação, decidem procurar a ajuda de um profissional. Esse profissional mostra-lhes que as dificuldades sexuais entre casais é muito comum e naquele mesmo dia, Kinsey e Mac conseguem ter a sua primeira relação sexual. 

A partir desse momento, Kinsey decide estudar o comportamento sexual humano, registrando e medindo todas as diferentes formas de comportamento no sexo. Ele vai falar da forma mais natural possível sobre a masturbação, o sexo oral, a homossexualidade, etc. Questiona a moral sexual e o conceito do que é certo ou errado nas relações sexuais, mostrando que em uma relação, vale de tudo desde que ambas as partes sintam-se satisfeitas e não são prejudicadas de alguma forma. É o casal que decide o que é certo ou errado, o que é aceitável ou não em uma relação. Enfim, as regras são estabelecidas pelo casal. 

Ao aprendermos que a história do sexo evoluiu de acordo com as épocas e as sociedades, vemos que por volta do século XVIII, o tabu referente ao sexo era bem maior que o encontrado nas sociedades atuais. Antes, pouco ou nada se falava sobre sexo e os diferentes tipos de comportamento sexual. Hoje, já conversamos mais abertamente sobre o assunto, e existem pesquisas a respeito de seus diferentes tipos de comportamento, além de profissionais preparados para auxiliar casais que enfrentam problemas sexuais.

Um comentário: